Conheça a Cidade

 

Guaramiranga é um município cearense, localizado no maciço de Baturité (região serrana) e distante 120km da capital Fortaleza. De acordo com o IBGE (2019) , o município possui cerca de 5.193 habitantes e 59 km² de área. Sua sede se localiza a 865 metros de altitude e a cidade está situada na área de preservação ambiental – APA de Baturité.

O município se destaca como destino turístico pelo clima ameno ao longo do ano, rica fauna, movimentada cena artística e importantes construções históricas. É um dos municípios com menor média anual de temperatura da região Nordeste, por isso, é chamada a “Suíça Cearense”.  

A economia local está assentada no setor de serviços, por meio do turismo e na produção de gêneros agrícolas tradicionais, como o café, algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, além da pecuária em menor escala: bovinos, suínos e avícolas .

Guaramiranga é um dos mais disputados destinos do carnaval cearense, pois oferece opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do axé, que normalmente são dominantes no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. Nas noites frias da cidade, a música tranquila aquece uma multidão de admiradores, que lotam as ruas e hospedagens, muitas vezes improvisando barracas de acampamento e casas alugadas por moradores. Temos também o famoso Festival Nordestino de Teatro, que ocorre no mês de setembro e traz grandes atrações nacionais do cenário artístico. 

Os prédios históricos e seu valor histórico são outra característica do município. A Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro é um dos principais pontos turísticos da cidade, mesmo para aqueles que não estejam lá hospedados; A beleza do antigo mosteiro se estende, ainda, por seus jardins repletos de roseiras e plantas nativas. 

As trilhas ecológicas são uma forte atração da região. Há, ainda, a Cachoeira do Perigo, localizada em Baturité. Nas rotas turísticas de Guaramiranga há também o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e, consequentemente, de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em julho. Lá existe, ainda, um mirante onde os visitantes podem ver o pôr do sol. 

Guaramiranga espera por você!